sábado, 21 de novembro de 2009

PROJECTO-PILOTO – “Liberta-te do Tabaco” na prisão de Coimbra

O Estabelecimento Prisional de Coimbra acolhe desde o passado dia 15 de Setembro o projecto “Liberta-te do Tabaco”. Um projecto-piloto que visa reduzir o tabagismo naquele local.
Os reclusos são o grupo-alvo central deste projecto desenvolvido pela Saúde em Português, em cooperação com o Estabelecimento Prisional de Coimbra, mas que também se destina aos fumadores passivos e activos (reclusos e suas famílias) e aos guardas prisionais. Apresentado pelo presidente da associação Hernâni Caniço, “Liberta-te do Tabaco” tem como objectivos principais a redução efectiva e sustentada do tabagismo no estabelecimento, a caracterização epidemiológica do consumo de tabaco, a caracterização sócio-demográfica da população-alvo e a promoção da adopção de estilos de vida saudável entre a população reclusa. Para tal, e segundo o coordenador Fernando Gomes, a principal particularidade do projecto assenta no trabalho em grupo, o que permitirá, entre outros, a realização de iniciativas de sensibilização e informação junto de meia centena de funcionários do corpo da guarda prisional e a educação para a saúde informal e interpares de centena e meia de reclusos.Para já, o projecto-piloto já contou com a realização de apenas duas das oito fases. A saber: a preparação, planeamento e organização e a sensibilização de meia centena de funcionários do corpo da guarda prisional. Em andamento, e segundo o cronograma das actividades apresentado em conferência de Imprensa, estão a fase da educação para a saúde informal e interpares a 150 reclusos (concluído até ao final do ano) e a caracterização da situação da saúde ligada ao tabagismo e à sua determinante (pronto até 2 de Dezembro).O maior trabalho está reservado para os primeiros seis meses do próximo ano. De acordo com a proposta aprovada, será entre 4 de Janeiro e 5 de Julho que a equipa multidisciplinar se propõe fazer a operacionalização dos programas de cessação tabágica. Ou seja, e como referiu Fernando Gomes, “altura em que se fará o trabalho clínico” junto da população prisional. Um trabalho que não se antevê nada fácil, já que como considerou a técnica administrativa Fátima Gil, “estamos a falar de algo (cigarro) que é utilizado no seio do estabelecimento prisional como moeda de troca”. Mesmo assim, a Saúde em Português pretende que, no início do segundo semestre de 2010, esteja pronto um processo de educação terapêutica interactivo, “prático com objectivos fáceis de cumprir e adaptado às competências intelectuais e sociais do utente e moldado às suas necessidades e expectativas”. O resultado prático deste processo de educação será, segundo os proponentes, a definição de um plano personalizado/individual de tratamento com a participação do utente na formulação e implementação do mesmo”.
Resultados esperados
Como sempre acontece neste tipo de projectos, a Saúde em Português estabeleceu um conjunto de resultados esperados no final de Setembro de 2010. Fernando Gomes mostrou-se esperançado em que meia centena de elementos fiquem sensibilizados com o programa de educação para a saúde. No corpo da guarda prisional, os promotores dos projectos pretendem que 80 por cento do corpo da guarda prisional demonstre compreensão dos conteúdos do programa e intervenham activa e permanentemente nas acções desenvolvidas. Para conseguir que 150 dos cerca de 380 reclusos participem nas acções, “Liberta-te do Tabaco” prevê a colaboração de 10 agentes promotores de saúde (cinco guardas prisionais e cinco reclusos). Ao todo, estão previstas a realização de 24 acções de sensibilização e informação, bem como a elaboração e apresentação da caracterização epidemiológica do consumo de tabaco no Estabelecimento Prisional.Ao nível das consultas de cessação tabágica, está prevista a realização de, pelo menos, 80 por cento das primeiras consultas programadas e, “pelo menos, 200 consultas seguintes realizadas”. Isto leva a que, ao fim de quatro consultas, o resultado esperado seja de que 80 por cento dos fumadores tenham completado o programa.Vinte, 15 e 10 por cento dos fumadores envolvidos abstinentes ao fim de três, seis e 12 meses, respectivamente, seria um trabalho positivo na redução efectiva e sustentada do tabagismo. Todo este trabalho terá como complemento o aumento de 10 por cento do número de celas sem fumo e a criação de um sistema de informação sobre o diagnóstico da situação ligada ao tabagismo e patologias associadas.A conclusão deste trabalho contará com a realização de um seminário de apresentação pública dos resultados, esperando os responsáveis que “Liberta-te do Tabaco” seja replicado noutros estabelecimentos prisionais.
diario beiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR