quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sida: prevenção e cuidados com doentes têm de melhorar



As estratégias de prevenção da sida e os cuidados com as pessoas infectadas pelo vírus HIV têm que melhorar em Portugal, segundo um relatório divulgado esta terça-feira em Bruxelas pela organização não-governamental Health Consumer Powerhouse.
O Euro HIV Índex coloca Portugal em 22.º lugar, num total de 29 países, com 658 pontos em mil.
«Portugal tem que melhorar e coordenar esforços contra o HIV», diz a responsável pelo EHIVI, Beatriz Cebolla.
A coordenadora do índex salienta ainda que a taxa de infecção entre os toxicodependentes «é ainda muito alta», mas explica que os programas de apoio a este grupo são bons.
O relatório realça, por outro lado, que «demasiados doentes começam o tratamento muito tarde».
Nos países avaliados em geral, o EHIVI mostra que o número de pessoas infectadas com o HIV tem aumentado, bem como os comportamentos sexuais de risco, enquanto os orçamentos para a luta contra a doença têm baixado.
A HCP revela ainda que a discriminação das pessoas portadoras do vírus HIV, quer no local de trabalho quer na escola. E os programas de prevenção nas prisões não funcionam, especialmente nos países da Europa de Leste.

tvi24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR