domingo, 11 de outubro de 2009

Troca de seringas continua mas as regras vão mudar

Insucesso do programa experimental, com recurso a funcionários, não deve colocá-lo em risco, diz IDT.
O programa de troca de seringas nas prisões deverá continuar, "embora noutros moldes, mas deverá ser alargado a todos os estabelecimentos prisionais", diz ao DN João Goulão, presidente do IDT.
De acordo com o último relatório sobre o programa experimental, nos estabelecimentos de Paços de Ferreira e Lisboa, nenhum recluso tinha aderido ao programa em seis meses. João Goulão admite que "não havia condições para garantir a troca de forma anónima, mas através de máquinas também não se iria conseguir encaminhar os doentes para tratamento". Na sua opinião, "o programa não deve ser descontinuado, embora essa seja "uma decisão política".
Em relação ao programa do álcool, que deve ser aprovado a qualquer momento, já foi definida a forma de encaminhar os doentes. "Pretende-se que a maior parte dos casos seja tratada nos centros de saúde e unidades de saúde familiar."
Para isso, os médicos e enfermeiros têm de ser formados, o que ainda não começou, apesar de estar previsto. "Pretende-se que haja oferta de cuidados em todas as unidades." Os casos de dependência e parte dos de consumo nocivo de álcool ficarão a cargo das unidades do IDT. As populações especiais, casos de doença psiquiátrica e dependência grave ficarão nas unidades de saúde mental.
dn.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR